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Diretrizes Regionais dos Programas de Robótica

Evento deReunião Conselho Regional SESI SENAIe11a Reunião de Diretores SESI SENAI

Diretrizes Regionais dos Programas de Robótica
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As Diretrizes Regionais dos Programas de Robótica da Rede SESI SENAI de Educação – Regional Goiás consolidam o modelo pedagógico, organizacional e estratégico que orienta a implementação e o desenvolvimento das atividades de robótica educacional nas escolas SESI. A proposta articula competências STEAM, práticas interdisciplinares e metodologias ativas, com ênfase em inovação, protagonismo estudantil e cultura maker.

OBJETIVOS E FUNDAMENTOS

  • Integrar os programas de robótica aos currículos escolares com base na Metodologia STEAM;

  • Desenvolver competências técnicas e socioemocionais desde a Educação Básica;

  • Estimular o pensamento computacional, a resolução de problemas e a criatividade;

  • Engajar alunos e professores em competições de alto desempenho como a FIRST LEGO League (FLL), FIRST Tech Challenge (FTC), FIRST Robotics Competition (FRC) e F1 in Schools;

  • Garantir padronização, segurança, qualidade pedagógica e alinhamento estratégico institucional.

ESTRUTURA DOS PROGRAMAS

O documento estabelece:

  • Critérios de composição e dimensionamento das equipes;

  • Exigências para participação em etapas regionais, nacionais e internacionais;

  • Carga horária semanal e períodos de treino por modalidade;

  • Regras para uso de laboratórios, materiais, mentorias, viagens, patrocínios e comunicação institucional;

  • Procedimentos para inscrição, documentação, transporte e alimentação das equipes.

Cada modalidade conta com orientações específicas de faixas etárias, número de integrantes, uso de língua inglesa, equipamentos, formação de técnicos, e critérios de avaliação e seleção.

DESTAQUES OPERACIONAIS

  • Implementação das aulas de Educação Tecnológica Curricular conforme matriz STEAM;

  • Participação em torneios com plano de horas detalhado, carga horária extra e controle por meio do Sistema EDUCA;

  • Inclusão de escolas públicas apadrinhadas conforme critérios de parceria com unidades SESI;

  • Gestão de recursos financeiros de patrocinadores via fluxogramas padronizados e prestação de contas técnica e institucional.


Esse documento representa uma infraestrutura pedagógica e organizacional robusta para que a robótica seja não apenas uma atividade extracurricular, mas uma prática transversal de formação integral, conectada ao futuro do trabalho, à cultura digital e à transformação social por meio da educação tecnológica.


LUGAR: 11a Reunião Diretores (02) SELEÇÃO: Documentação SESI

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