A proposta dos Núcleos de Formação Docente e Mentoria representa uma estratégia estruturante da Rede SESI de Educação de Goiás para fortalecer a cultura de desenvolvimento profissional contínuo e colaborativo entre professores e técnicos pedagógicos. Trata-se de uma resposta institucional às demandas de inovação metodológica, protagonismo docente e articulação entre currículo, tecnologia e aprendizagem significativa.
OBJETIVOS E PRINCÍPIOS
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Valorização da autoria docente como prática reflexiva, crítica e criativa.
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Constituição de comunidades de aprendizagem, com foco na troca de experiências e saberes entre pares.
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Integração entre formação continuada e prática pedagógica, com base em evidências, mentorias e acompanhamento sistemático.
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Promoção da cultura de colaboração horizontal, articulando núcleos locais, regionais e temáticos.
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO
Os Núcleos estão organizados em três frentes complementares:
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Núcleo Local – constituído por professores da própria escola, com lideranças pedagógicas indicadas pela gestão;
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Núcleo Regional – coordenado pelas equipes pedagógicas das Gerências de Educação Básica e Educação Tecnológica;
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Núcleo Temático – articulado em torno de eixos como cultura digital, metodologias ativas, letramentos e avaliação.
Cada núcleo funciona com base em trilhas formativas flexíveis, encontros presenciais e remotos, mentorias personalizadas, oficinas práticas e fóruns de compartilhamento. A atuação docente é reconhecida institucionalmente, integrando o processo de avaliação de desempenho e progressão na carreira.
AÇÕES E IMPACTOS ESPERADOS
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Fortalecimento da profissionalização docente e da identidade coletiva dos educadores;
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Ampliação do repertório metodológico em diálogo com os desafios contemporâneos da educação;
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Estímulo à produção de materiais, recursos e projetos autorais com potencial de replicação;
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Construção de uma inteligência pedagógica coletiva orientada por dados, contextos e protagonismo local.
A proposta dos Núcleos vai além da formação técnica: constitui um dispositivo de curadoria viva, onde a experiência docente se transforma em potência transformadora para toda a Rede. Um ambiente onde ensinar e aprender tornam-se práticas compartilhadas de investigação, escuta e invenção pedagógica.