Este documento apresenta as diretrizes, fundamentos e práticas da Educação Inclusiva adotada pelas escolas da Rede SESI Goiás. A proposta está alinhada à legislação brasileira e aos princípios de equidade, garantindo o direito de aprendizagem para todos os estudantes, especialmente aqueles com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
FUNDAMENTOS E DIRETRIZES
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Apoio nos marcos legais nacionais, como a Constituição Federal, LDB, Estatuto da Pessoa com Deficiência, e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
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Compromisso com acesso, permanência, participação e aprendizagem de todos os estudantes, independentemente de suas condições específicas.
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Superação do modelo médico-clínico e adoção de uma abordagem pedagógica, social e humanizada da inclusão.
PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS
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Equipe multidisciplinar com psicólogos, psicopedagogos e assistentes sociais atuando junto às escolas;
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Acompanhamento individualizado e plano de atendimento específico para cada estudante com necessidades educacionais especiais;
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Adequações curriculares e metodológicas com base nas orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais;
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Formação continuada de professores e gestores com foco em práticas inclusivas e cultura escolar acolhedora;
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Integração entre família, escola e rede de apoio para garantir suporte integral aos estudantes.
ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO
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Realização de avaliações diagnósticas colaborativas, envolvendo professores, equipe pedagógica e família;
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Implementação de salas de recursos multifuncionais e uso de tecnologias assistivas;
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Monitoramento contínuo por meio de relatórios técnicos, reuniões pedagógicas e planos de ação específicos.
IMPACTOS E COMPROMISSOS
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Fortalecimento da cultura institucional de inclusão e respeito às diferenças;
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Melhoria dos indicadores de desempenho e participação dos estudantes público-alvo da educação especial;
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Promoção de um ambiente escolar ético, acessível e comprometido com os direitos humanos.
A Educação Inclusiva na Rede SESI de Goiás é tratada como dimensão estruturante do projeto educativo e não como política paralela. Envolve todos os atores escolares e afirma o direito de cada estudante a desenvolver plenamente suas potencialidades, em um ambiente que reconhece a diversidade como valor e potência para o processo de ensino-aprendizagem.