Rede SESI de Educação – Goiás
O Manual de Aprendizagem 2024 consolida os fundamentos, diretrizes e práticas operacionais que estruturam o modelo educacional da Rede SESI Goiás para o ano letivo. Trata-se de um documento-guia que orienta gestores, professores e equipes pedagógicas sobre os eixos estratégicos da aprendizagem, alinhados à BNCC, às competências do século XXI e aos desafios contemporâneos da educação.
FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS
-
Valorização do sujeito aprendiz como protagonista da própria trajetória;
-
Integração entre currículo, avaliação, tecnologia e projeto de vida;
-
Adoção de metodologias ativas, cultura maker, STEAM e personalização da aprendizagem;
-
Enfoque em práticas inclusivas, interdisciplinares e baseadas em evidências.
ESTRUTURA DO MANUAL
O documento organiza-se em eixos articulados:
-
Gestão da Aprendizagem – plano de ensino, trilhas formativas e acompanhamento de indicadores;
-
Gestão Pedagógica – rotina institucional, formação docente, planejamento colaborativo;
-
Avaliação – uso formativo de dados, matriz de descritores, ferramentas diagnósticas;
-
Ambientes de Aprendizagem – práticas de sala de aula, projetos, recursos didáticos e plataformas digitais;
-
Projetos Institucionais – articulação com programas como Grand Prix, DSPI, Inova e Robótica .
DESTAQUES OPERACIONAIS
-
Implantação do Módulo de Aprendizagem Personalizada (MAP) com uso da Plataforma Avalia;
-
Acompanhamento da aprendizagem com base em matrizes por área do conhecimento;
-
Formação docente contínua com núcleos de mentoria e comunidades de aprendizagem;
-
Integração entre o trabalho docente e a curadoria figital dos recursos de ensino (bibliotecas, plataformas e projetos).
RESULTADOS E IMPACTOS ESPERADOS
-
Consolidação de uma cultura avaliativa orientada ao desenvolvimento integral do estudante;
-
Elevação dos indicadores de aprendizagem com base em dados reais e estratégias personalizadas;
-
Fortalecimento do protagonismo docente e da gestão pedagógica baseada em evidências;
-
Ampliação das possibilidades de inovação didática no ambiente escolar.