Rede SESI de Educação – Proposta Curricular Expandida
O Projeto de Cursos para o (Novo)² Ensino Médio apresenta a proposta pedagógica da Rede SESI para uma oferta ampliada, flexível e integrada de cursos de ensino médio articulados com a formação profissional e com os itinerários formativos. A iniciativa responde às demandas do Novo Ensino Médio, alinhando as competências da BNCC à realidade dos jovens e às exigências do mundo do trabalho e da cidadania digital.
OBJETIVOS DA PROPOSTA
-
Oferecer percursos curriculares que conectem formação geral básica e aprofundamento em áreas do conhecimento com trilhas técnicas e tecnológicas;
-
Proporcionar flexibilidade e personalização da aprendizagem com foco em protagonismo juvenil e projeto de vida;
-
Integrar formação científica, cidadã e profissional com uso intensivo de tecnologias digitais e metodologias ativas;
-
Fortalecer a educação figital, combinando presencialidade significativa com mediação digital estruturada.
ESTRUTURA CURRICULAR
-
O modelo curricular é dividido em:
-
Formação Geral Básica (FGB): comum a todos os estudantes;
-
Itinerários Formativos: com trilhas de aprofundamento em áreas específicas (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e da Natureza);
-
Trilhas de Formação Técnica e Profissional: conectadas à realidade territorial e às demandas industriais locais.
-
-
Inclui também:
-
Unidades Curriculares Eletivas;
-
Projeto de Vida e Módulos Interdisciplinares;
-
Avaliação contínua com foco em competências.
-
DESTAQUES PEDAGÓGICOS
-
Adoção de metodologias como STEAM, Aprendizagem Baseada em Projetos e Cultura Maker;
-
Estrutura modular que permite reconfiguração de turmas, trajetórias e certificações intermediárias;
-
Articulação com o SENAI para certificação técnica integrada;
-
Integração com programas institucionais como Grand Prix, DSPI, Inova, Robótica e Avaliação por Matrizes.
IMPACTO ESPERADO
-
Melhoria nos indicadores de aprendizagem e permanência;
-
Maior aderência entre formação escolar e transição para o mundo do trabalho ou ensino superior;
-
Consolidação do estudante como sujeito ativo, crítico e criador de soluções para desafios do seu tempo;
-
Fortalecimento da identidade do SESI como escola formadora de futuros figitais e plurais.
Mais do que um ajuste curricular, este projeto propõe uma infraestrutura viva de aprendizagem, que transforma o ensino médio em território de autoria, escolha e conexão com o futuro. Um modelo figital que integra inovação, sensibilidade social e potência transformadora.