Psicologia Escolar na Rede SESI de Educação – DR/GO: uma trajetória de compromisso, inclusão e desenvolvimento integral – 20 Anos
Reconhecendo a relevância da Psicologia Escolar e Educacional para o processo de ensino-aprendizagem e para o desenvolvimento integral dos estudantes, o SESI Goiás iniciou, a partir de 2005, a contratação de psicólogas(os) escolares em suas unidades de ensino. Desde o início, essa iniciativa esteve voltada para a promoção de práticas educativas mais inclusivas, reflexivas e comprometidas com a transformação da realidade escolar.
Naquele ano, foi contratada a primeira psicóloga escolar para acompanhamento itinerante em três unidades de Goiânia (Campinas, Canaã e Planalto). Posteriormente, considerando a relevância desse trabalho, cada uma dessas escolas passou a contar com um profissional de psicologia. Em 2006, a expansão chegou a Anápolis, ampliando ainda mais o alcance da atuação.
Entre 2007 e 2008, consolidou-se a proposta de que cada unidade do SESI Goiás contasse com uma profissional de Psicologia Escolar em seu quadro permanente. A partir desse momento, houve um processo de expansão significativo. De 2008 a 2019, novas contratações contemplaram unidades em diferentes regiões do estado, incluindo Anápolis (Jundiaí), Aparecida de Goiânia (Venerando), Catalão, Niquelândia, Crixás e Itumbiara, além da continuidade nas unidades de Goiânia já mencionadas.
De 2019 a 2024, esse movimento se consolidou, garantindo a presença de, pelo menos, um(a) psicólogo(a) escolar todas as escolas da Rede SESI de Educação – DR/GO. Foram contempladas as unidades Jaiara (Anápolis), Dr. Celso Charuri (Aparecida de Goiânia), Jardim Colorado e SESI Universitário (Goiânia), além de Minaçu e Rio Verde. Destaca-se, ainda, que a unidade de Planalto, em Goiânia, passou a contar com duas profissionais em 2024, reflexo do crescimento da demanda e da valorização desse campo de atuação.
Em 2025, dando continuidade à expansão das Escolas e do Núcleo de Psicologia, as unidades de Luziânia e Mineiros também passaram a integrar esse movimento de fortalecimento e valorização da psicologia escolar.
Essa trajetória reafirma o compromisso da Rede SESI de Educação com a qualidade do ensino e com o desenvolvimento integral dos estudantes. O acompanhamento contínuo e preventivo realizado pelos psicólogos escolares, tem como propósito fortalecer vínculos, ampliar a participação da comunidade escolar, apoiar os processos de ensino e aprendizagem e promover a construção de uma escola cada vez mais inclusiva, democrática e humanizadora.

