
Rock, inclusão e talento: Os Lanternas, a banda formada por músicos autistas que está conquistando Goiânia

Formada em 2022 no Núcleo de Arte e Inclusão do Autista (NAIA), ONG de Goiânia (GO), a banda Os Lanternas é um projeto que une música, inclusão e representatividade. Composta exclusivamente por músicos autistas, o grupo nasceu da iniciativa do baixista Caio Canedo, que sugeriu a criação de uma banda dentro da associação. Desde então, a proposta foi abraçada pelo NAIA e transformou-se em uma potente experiência coletiva de expressão artística e inclusão social.
A banda conta com nove integrantes autistas, entre instrumentistas e vocalistas, sob a direção da musicoterapeuta Renata Lima, que conduz os ensaios e apoia a construção musical do grupo. O repertório é formado por grandes sucessos do rock nacional e internacional, com apresentações que vão desde casas de shows tradicionais até espaços inusitados, como praças públicas, escolas, universidades, teatros e até o Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), durante um jogo da Série B.
O grupo interpreta clássicos do rock de diferentes bandas e artistas, como The Beatles, Elton John, Legião Urbana, Cazuza, Raul Seixas e Coldplay. Ao subir nos palcos, Os Lanternas não apenas tocam música, mostram ao público e à sociedade que a neurodivergência é também pode ser sinônimo de potência, criatividade e presença.
Os Lanternas são: Alexandre Augusto (vocal), Caio Canedo (baixo), Gustavo Cabral (vocal), Marcos Filho (bateria e vocal), Marx Osório (guitarra e vocal), Murilo Leal (vocal), Nilo Valle (vocal), Samuel Paim (teclado), William Ferreira (vocal) e Renata Lima (direção musical)
Contato para imprensa e eventos: naiaautismo@gmail.com